banner

| filme 68 | JURASSIC PARK - O PARQUE DOS DINOSSAUROS

Uma cena que entrou para a história do cinema!



Não é mentira! A primeira vez que vi Jurassic Park, no extino Cinema Icaraí (saudosos tempos dos cinemas de rua), tive calafrios durante toda a projeção. É um filme genuíno do gênio americano chamado Steven Spielberg. Em que pese a franquia não ter conseguido manter o folego, o primeiro dos filmes, este Jurassic Park, merece todos os aplausos.

John Hammond é um bilionário que sem ter o que fazer resolver recriar o mundo perdido dos dinossauros. Após um acidente com um operário, investidores exigem e o dono do parque resolve chamar expecialistas no tema para que eles confiram se existe realmente segurança no local. São chamados o matemático Dr. Ian Malcolm (Jeff Goldblum – ótimo!), o paleontólogo Dr. Alan Grant (Sam Neill) e a paleobotânica Dra. Ellie Sattler (Laura Dern). Também estão no parque os netos do bilionário: Tim (Joseph Mazzello) e Lex Murphy (Ariana Richards).

Nem é necessário dizer que tudo sai errado. O parque não é nem um pouco seguro, a natureza se encarrega de colocar os pingos nos “is” e ainda presenciamos um caso de traição coorporativa.

Nada disso importa tanto quanto o desbunde que são os efeitos especiais. O filme foi lançado em 1993 e até hoje não parece tão velho. É um marco da inserção de imagens digitalizadas dentro do contexto da sinopse. Sabemos que os efeitos estão lá, mas a ficção é tão bem feita que a gente acha que realmente existem dinossauros amestrados que foram usados nas filmagens. O ritmo de suspense faz com que a gente lembre dos melhores momentos de Spielberg em Tubarão. Não é exagero. A trilha sonora de John Williams dá o ritmo necessário para que o nosso pânico aumente em cada cena.

Lembro que, durante meu primeiro contato com o filme, o Cinema Icaraí estava inaugurando um sistema de som 360 graus. A situação no cinema era a seguinte: barulhos de dinossauros por todos os lados. Uma das caixas de som emitia o barulho do Velociraptor. Levemente assustador. Sem maiores mensagens importantes, Jurassic Park é uma obra-prima do famoso cinemão americano. O responsável por uma tarde de grandes sustos no cinema. Inesquecível.
Compartilhe:
Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER