banner

| pipocas fresquinhas | METEGOL (TIME SHOW DE BOLA). A PRIMEIRA ANIMAÇÃO 3D DA ARGENTINA.


Juan José Campanella é conhecido e admirado no Mundo inteiro pela extrema sensibilidade na condução de filmes. Retratar a vida de sujeitos comuns, suas crises existenciais e os problemas na condução dos amores e amigos são especialidade do argentino, de 53 anos, nascido em Buenos Aires, responsável por filmes inesquecíveis como O Filho da Noiva, O Mesmo Amor A Mesma Chuva e o belíssimo O Segredo dos Seus Olhos (vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009). Todos eles estrelados pelo seu ator preferido, o grande Ricardo Darín. 

Acontece que a nova empreitada de Juan é realmente uma aventura. A primeira notícia é que desta vez Darín não participará. O que já é uma novidade. A outra surpresa anunciada é que Metegol (Turma Show de Bola, título provisório em português) nada mais é do que uma animação 3D. A primeira animação em terceira dimensão do cinema argentino.

Metegol, em castelhano, nada mais é do que o nosso famoso Totó. Então, além de girar em torno do mundo futebolístico a história também ganha contornos épicos, quando o herói da vez é forçado a salvar a vida da sua amada. Amadeo é um garoto tímido que tem como maior qualidade ser um grande jogador de Totó. Quando um antigo morador da sua cidade, chamado Párpados, retorna ao pequeno vilarejo já conhecido como o maior jogador do Mundo, Amadeo é desafiado para uma partida. Depois de entrar em desgraça, ele se vê tendo que salvar Laura e o vilarejo onde vive. Para isso, contará com a ajuda dos jogadores de Totó que, SIM, ganham vida para participar da aventura.

Para criar a primeira animação 3D da história da Argentina mantendo a qualidade que marcou todos os seus filmes, Campanella optou por reunir uma equipe extremamente experiente e não colocou rédeas temporais no projeto. Assim, a produção que foi anunciada em 2009 somente agora, início de 2013, entra em fase final de pós-produção. E a equipe? Das melhores do mercado. Vários técnicos oriundos da Pixar. A equipe central de animação foi composta de nove pessoas. Estes se ocuparam diariamente de mover e marcar os 600 pontos de expressão facial de cada personagem do filme. Foram necessárias quinze revisões de todos o trabalho, quando o normal em animações são cinco. Não porque estava ruim, mas porque o diretor quis deixar cada animação do elenco da mesma forma que ele concebeu ainda na fase de pré-produção. Pelos trailers já dá para ter uma ideia da qualidade alcançada.


Para Campanella, um argentino apaixonado por futebol, como quase todos, a oportunidade de mostrar o universo das competições futebolísticas através do brinquedo pelo qual toda criança se apaixona era algo que não poderia ser feito através de um filme comum. O diretor acredita que futebol é fantasia e nada melhor do que uma animação para reunir os elementos mágicos e fantásticos que fazem parte de qualquer partida de futebol. 

Juan José Campanella é o sujeito que definiu a paixão por uma equipe de futebol numa das melhores frases já proferidas em um filme até hoje: 
"- Você se dá conta, Benjamín? O sujeito pode mudar de tudo: de cara, de casa, de família, de namorada, religião, de Deus...Mas, tem uma coisa que o sujeito não pode mudar, Benjamín. Não se pode trocar de Paixão." 
Então, seja você um torcedor apaixonado, um mero apreciador do jogo ou apenas um cinéfilo que curte quando alguém renomado sai da sua zona de conforto, Metegol (Turma Show de Bola) estará a partir de Julho de 2013 esperando o seu grito de "Gooool!", diretamente da sala escura.

Compartilhe:
Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER