banner

| LITERATURA E CINEMA | - UM DIA (ONE DAY) de DAVID NICHOLLS


Livros que são adaptados para produções audiovisuais existem aos montes. 


Ultimamente temos tido muitas obras, tanto no cinema quanto na televisão, transpostas para a tela (seja a da sua casa, ou num multiplex perto de você). Algumas com uma qualidade indiscutível, livros que ficam melhores na tela grande ou pequena. Outras perdem um pouco da essência e do estilo que seus autores carregam. É o caso do livro Um Dia (editora Intrínseca). 


Adaptado para o cinema, o filme se tornou um bom passatempo. Nada além disso. Para quem leu o livro, antes de ver o filme, fica a sensação que não houve uma boa escolha para contar a história de dois jovens (Dexter e Emma) que se conhecem num dia e a partir daí não conseguem mais esquecer um do outro, em que pese as voltas e reviravoltas que a vida dá. 


          => Veja a sinopse sobre o filme UM DIA.


Em 15 de Julho de 1988, Dexter e Emma se formam na faculdade. Ela lembra dele, ele não lembra de ter sequer conversado com ela antes deste dia. O primeiro capítulo é o encontro dos dois, e nosso encontro com eles. Daí por diante são 20 capítulos, cada um relatando o dia 15 de Julho na vida de ambos. 


São encontros e desencontros recheados do que há de melhor no humor inglês, que David Nicholls (o autor) personifica na figura de Emma, e de diálogos que atravessam a nossa carne e tocam fundo. Quem nunca viveu um amor platônico? Quem nunca foi inseguro? Quem nunca teve medo de tentar? São dilemas que permeiam todo o livro e vivem dentro de duas décadas do universo londrino. Do final dos anos 80 ao início do novo século, somos levados a descobrir e rever os modismos nascidos em uma das capitais mais alucinadas da Europa.


Emma e Dexter são dois personagens de carne e osso. Que nos despertam inveja, ódio, amor, paixão e empatia. São dois humanos que devem decidir se vivem o agora ou esperam para viver. Vivem um dilema que habita todos nós. 


          => Na Saraiva você encontra o livro por R$ 19, 80. Clique na imagem com link direto para comprar!








Compartilhe:
Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER