banner

| filme 16 | GNOMEO E JULIETA

É bom assistir a um final feliz!

- Uma vermelha e um azul. Não pode ser. Então, é um amor amaldiçoado. E esse é o melhor. Nunca mais o verá novamente. E um dia quando ele morrer, você vai dizer: "Meu amor verdadeiro"! "Só o vi uma vez".
- O que quer dizer? Como assim, uma vez? Só vou vê-lo uma vez.
- Tão tragicamente romântico!
- Seu amor está amaldiçoado. Seu amor está morto.

Gnomeo e Julieta são anõezinhos de jardim de duas casas distintas. Os donos de cada casa se odeiam e todos que habitam seus jardins também. De um lado os vermelhos, família da Julieta, de outro os azuis, a turma do Gnomeo. Montéquios e Capuletos, nesta produção inglesa, livremente adaptada a partir da obra mais famosa de William Shakespeare (Romeu e Julieta).

Tudo bem que estamos falando de uma tragédia romântica. Tragédia, aliás, que moldou o pensamento do amor romântico durante décadas e décadas. Morrer por amor. Morrer de amor. Para quantos essa é a concepção do amor verdadeiro e profundo? Mas, é óbvio, que uma animação não poderia ter a carga trágica. Como é, então, tirar a razão de ser de uma história? O que sobra? Bem, o filme é um charme. Visto com legendas é ainda mais gostoso, porque podemos ouvir um elenco de dubladores ingleses do maior calibre: Michael Caine, James McAvoy, Maggie Smith, Jason Statham, Ozzy Osbourne, James McAvoy, Emily Blunt e até Patrick Stewart, fazendo a voz de uma estátua do próprio William Shakespeare. Aliás, um dos grandes momentos do filme: quando Gnomeo coloca o autor da história contra a parede.

- Posso não ser um pássaro esperto. Mas sei o que é amar. Ouve isso todos os dias... Era uma vez... eles dizem. Era uma vez neste lugar...eu olhei e vi seu rosto. Um sorriso que falou comigo de maneiras diferentes...E o amor criou um jardim. Cresceu desde a terra. Os dois sabíamos que cada pegada era nossa Cuidavamos juntos dele com esperanças inabaláveis...O amor criou este jardim para os dois sonharmos nele. Chovia um pouco e o sol apareceu novamente...Mas o frio, é duro enfrentar, uma vez que levam as flores à morte. Tem tanto que podemos fazer para manter as coisas vivas. Aquele amor construiu um jardim. Cultivado, cresceu do chão. Nós sabíamos, cada pedacinho era a gente. Juntamos tudo, esperançosos e acreditando, que aquele amor construiu o jardim que nós dois sonhamos. Sabem...O ódio de outros destruiu o meu amor. E...Não pude fazer nada a respeito. Mas vocês...vocês podem.


Lá pelas tantas, Gnomeo e Julieta libertam um cisne de madeira que foi separado de sua amada. A forma como ele descreve o amor construido e perdido é bem bacana. A mensagem para que os dois apaixonados não desistam do seu amor é dada através da própria história vivida pelo Cisne. É tocante. As crianças, que não passaram por histórias como essa, nem se comovem, mas nós, adultos, rapidamente nos vemos no lugar do casal de cisnes. De quantos amores impossíveis é feito um adulto?

Uma coisa muito legal no filme é a trilha sonora repleta de sucessos do Elton John. O querido cantor é, também, produtor executivo da animação. Desfilam pela tela sucessos como: "Crocodile Rock," "Your Song," "Tiny Dancer" e "Don't Go Breaking My Heart". Outro profissional muito famoso que faz parceria com Elton é o arranjador James Newton Howard. Fato é que, seja você grandão ou pequeno (em tamanho ou idade), faz um bem danado quando, ao menos uma vez na vida, uma tragédia deixa de ser tragédia e ganha um final feliz.
Compartilhe:
Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER

Comentários

Carregando... Logando...
  • Logado como
Não há comentários postados até o momento. Seja o primeiro!

Postar um novo comentário

Comments by