banner

| OSCAR 2013 | PREVISÕES E PALPITES









"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"


Fosse o Oscar no meio do ano, poderíamos dizer que o prêmio já seria de Lincoln. A história do mais endeusado presidente americano, sendo contada por Steven Spielberg, tendo Daniel Day Lewis como protagonista. Acontece que as coisas mudam, e o boca a boca conseguido por Argo começou a ameaçar o antes grande favorito. A Hora Mais Escura é outra possibilidade. Também com tema bélico, assim como Argo, e também passado no oriente médio. Chances ainda para Os Miseráveis e As Aventuras de Pi. Django, Indomável Sonhadora, Amour e O Lado Bom da Vida (este o meu preferido até aqui) tem poucas chances. Entre os cinco possíveis ainda acho que Lincoln tem mais chances. Argo é seu maior rival. Azarões: A Hora Mais Escura, As Aventuras de Pi e Os Miseráveis.



Michael Haneke ("Amor")
Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
Ang Lee ("As aventuras de Pi")
Steven Spielberg ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida)

Talvez seja a categoria mais esdrúxula da premiação deste ano. Como explicar a ausência do diretor que tem seu filme entre os favoritos? Sem a nominação de Ben Affleck parece que Steven Spielberg leva. Não me espantaria, porém, que o prêmio migre para o colo de Michael Kaneke, que deve levar o Oscar de melhor filme estrangeiro por Amour, ou David O. Russel (o meu preferido), que conseguiu emplacar seus quatro atores nas nominações das quatro principais categorias de premiação, fato que não ocorria desde 1980.



Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Denzel Washington ("Voo")
Hugh Jackman ("Os miseráveis")
Bradley Cooper ("O lado bom da vida")
Joaquin Phoenix ("O mestre")

Sem dúvidas a categoria mais disputada. Não fosse Daniel Day Lewis ressuscitar o ex-presidente Abraham Lincoln, numa interpretação espetacular, qualquer um dos seus concorrentes poderia ser considerado favorito. Denzel Washington está ótimo no papel de um piloto de avião que luta contra o alcoolismo. Contra ele o fato de ser um filme menor. Hugh Jackman pode ser considerado um azarão. O ator está fantástico como o protagonista do musical Os Miseráveis. É muito querido por Hollywood. É um trabalho completamente diferente de Daniel, bem mais expansivo, cheio de caras e bocas, muitos gestos (afinal é um musical). Joaquim Phoenix é outro que já foi considerado favorito no meio do ano. Faz o papel de um ex combatente de guerra que se envolve com uma seita religiosa. Outro nome que pode desbancar o favoritismo de Daniel. Há, ainda, o galã Bradley Cooper. Está ótimo no papel de um homem bipolar. Contra ele o fato de ser a primeira indicação e o preconceito por começar só agora a desconstruir a imagem de "mais um rostinho bonito".  



Naomi Watts ("O impossível")
Jessica Chastain ("A hora mais escura")
Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Emmanuelle Riva ("Amor")
Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora")

Duas atrizes dividiram as honras em prêmios durante todo o ano de 2012 e são, sem dúvida, as maiores rivais na disputa. A favorita é Jeniffer Lawrence, pelo papel de uma viúva um pouco doidinha. A favor dela toda a mídia de Hollywood que vê na bela atriz uma nova queridinha da América. Sua rival é Jessica Chastain, que ganhou o premio de melhor atriz dramática no Globo de Ouro. Contra ela o fato do seu filme ter entrado num limbo de premiação, ninguém fala dele. Emmanuelle Riva, Quvenzhané Wallis e Naomi Watts certamente já estão felizes com as indicações, apesar do que todas conseguiram ótimas atuações.




Christoph Waltz ("Django livre")
Philip Seymour-Hoffman ("O mestre")
Robert De Niro ("O lado bom da vida")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")
Alan Arkin ("Argo")

É uma categoria imprevisível. Favorito aparentemente é Tommy Lee Jones, porque ganhou o prêmio do sindicato dos atores. Na cola está Christoph Waltz (o meu favorito), que carrega Django nas costas. Apesar de ser alentador ver um Robert de Niro menos careteiro é difícil que ele consiga surpreender. Alan Arkin e Philip Seymour-Hoffman são azarões. É uma categoria que, apesar de ter nomes com mais chances que outros, todos podem ganhar.



Sally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os miseráveis")
Jacki Weaver ("O lado bom da vida")
Helen Hunt ("The sessions")
Amy Adams ("O mestre")

Nomes tão famosos povoam a categoria que poderiam todas entrar na disputa pelo prêmio de atriz principal. Jacki Weaver é a que tem menos chances pelo papel de mãe do personagem principal em O Lado Bom da Vida. Helen Hunt e Amy Adams apesar de estarem ótimas e de serem muito queridas serão surpresas absolutas se ganharem. Isso porque as duas que concentraram os prêmios anteriores ao Oscar foram Sally Field e Anne Hathaway. O favoritismo é todo de Anne, apesar de ter uma participação realmente bem menor do que a de Sally. Acontece que Hollywood parece que impõe a hora de determinado ator ou atriz chegar ao posto de estrela. A sensação é que a hora chegou para Anne. O prêmio é dela, salvo a campanha pró Lincoln chegue na categoria.



Michael Haneke ("Amor")
Quentin Tarantino ("Django livre")
John Gatins ("Voo")
Wes Anderson e Roman Coppola ("Moonrise kingdom")
Mark Boal ("A hora mais escura")

Aqui o prêmio ou vai para Quentin Tarantino ou para as mão de Mark Boal. Contra Tarantino o fato dele ser Tarantino e a indústria torcer um pouco o nariz. Mark Boal levou o prêmio de melhor roteiro pelo sindicato dos roteiristas americanos e Quentin o Globo de Ouro. O prêmio fica entre os dois.





Chris Terrio ("Argo")
Lucy Alibar e Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
David Magee ("As aventuras de Pi")
Tony Kushner ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida")

Favoritismo absoluto para Argo. Chris Terrio ganhou todos os prêmios de roteiro adaptado. Seus rivais mais próximos são David. O Russel e Tony Kushner.




"Anna Karenina"
"Django livre"
"As aventuras de Pi"
"Lincoln"
"007 – Operação Skyfall"

O prêmio vai ou para 007 ou para As Aventuras de Pi. Foram os filmes que absorveram as premiações dos órgãos especializados. De fato estão excelentes as fotografias de ambos os filmes. Django, Lincoln e Anna Karenina correm por fora. Caso Lincoln tenha uma enxurrada de prêmios, eis uma categoria que pode sair beneficiada e acabar abocanhando uma estatueta.




"Anna Karenina"
"O hobbit: Uma jornada inesperada"
"Os miseráveis"
"As Aventuras de Pi"
"Lincoln"

Categoria extremamente disputada. Todos os concorrentes ganharam prêmios durante o ano. Anna Karenina, por ser um filme de época, já sai na frente por conta das maiores possibilidades dos artistas que cuidam do visual tem em conseguir texturas, cores e formas. As Aventuras de Pi é seu grande rival, afinal de contas o filme de Ang Lee é, mais que tudo, um trabalho visualmente impressionante. Lincoln é azarão, e mais uma vez pode ser favorecido se houver um clima de enxurrada de prêmios, tal como aconteceu com Titanic, anos atrás.




"Anna Karenina"
"Os miseráveis"
"Lincoln"
"Espelho, espelho meu"
"Branca de Neve e o caçador"

Anna Karenina favorito absoluto. Pode ser ameaçado por Lincoln e Os Miseráveis.


"Argo"
"A vida de Pi"
"Lincoln"
"A hora mais escura"
"O lado bom da vida"

Talvez a categoria em que Argo mais mereça um prêmio. A montagem do filme é excepcional e, sem dúvida, é o que dá vida ao suspense em torno do resgate dos americanos no Irã. A Hora Mais Escura talvez seja o maior rival, mas Argo é favorito absoluto ao prêmio.



"Hitchcock"
"Os miseráveis"
"O hobbit: Uma jornada inesperada"


Entre Os Miseráveis e O Hobbit qualquer um pode ganhar. Com leve favoritismo para o segundo.



Dario Marianelli ("Anna Karenina")
Alexandre Desplat ("Argo")
Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
John Williams ("Lincoln")
Thomas Newman ("007 – Operação Skyfall")

São favoritos As Aventuras de Pi e Lincoln. Corre por fora Argo, com a trilha nervosa que pontua a fuga dos americanos no Irã. As...de Pi consegue um ambiente perfeito entre as cores e a trilha sonora para mostrar os momentos do menino naufragado com seu tigre. Em Lincoln a trilha serve nos momentos de introspecção do personagem principal e em pontos chave como a votação na emenda número 13 ou em discursos de Lincoln.



"Before my time", de "Chasing ice" – J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra)
"Suddenly", de "Os miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra)

A estrela pop Adele estará e se apresentará na cerimonia. Hollywood não costuma fazer desfeita. Fora isso, Adele ganhou todos os prêmios anteriores ao Oscar. A música da cantora é realmente muito boa e funciona demais no filme.


]

"O hobbit: Uma jornada inesperada"
"As aventuras de Pi"
"Os vingadores"
"Prometheus"
"Branca de Neve e o caçador"

O favorito é, sem dúvida, As Aventuras de Pi. A maior parte do filme vive dentro de um efeito visual. A interação do garoto com o tigre é toda digitalizada, mas é tão bem feita que temos a impressão de que houve interação de verdade. Os Vingadores corre por fora. É outro estilo de efeito visual, bem mais marcado e nítido, diferente da sutileza que vemos em As Aventuras de Pi.



"Argo"
"Django livre"
"As aventuras de Pi"
"A hora mais escura"
"007 – Operação Skyfall"

O prêmio deve ficar entre Argo, 007 e As Aventuras de Pi. Com leve favoritismo para o filme de Ang Lee. 




"Argo"
"Os miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Lincoln"
"007 – Operação Skyfall"

A cena de abertura de Argo deve garantir a ele o prêmio da categoria. Impressionante como nos sentimos dentro da manifestação dos rebeldes iranianos diante da embaixada americana. Outros dois fortes concorrentes são 007 e Os Miseráveis.




"Amor" (Áustria)
"No" (Chile)
"War witch" (Canadá)
"O amante da rainha" (Dinamarca)
"Kon-tiki" (Noruega)

Foi uma surpresa a não indicação do filme Os Intocáveis. Talvez a lonjura entre a sua estreia e o momento das nominações tenha tirado o sucesso francês da lista. Diante disso, o favorito absoluto na categoria é o austríaco Amour. Indicado também para melhor filme, e que deve levar o prêmio de produção estrangeira. Interessante notar a excelente qualidade cinematográfica de todas as produções. O Amanta da Rainha, No e Kon Tiki são filmes visualmente belíssimos. 




"Valente"
"Frankenweenie"
"ParaNorman"
"Piratas pirados!"
"Detona Ralph"

Detona Ralph aparece como favorito, mas pode ser surpreendido por Frankenweenie e Valente.





Compartilhe:
Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER