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| filme 51 | UM DOMINGO QUALQUER


Um olhar apaixonado para um jogo que vale milhões!


Algum dos meus poucos leitores já viu como funciona quando um brincalhão mexe com a paixão esportiva de um aficcionado por esporte? Qualquer esporte. Obviamente que, de acordo com a cultura nacional, falamos do futebol. Mas, o filme em questão não fala sobre paixão futebolística. O esporte que está na roda também é um futebol, só que jogado com as mãos. De qualquer forma, é fácil fazer a transposição do enredo desta produção de 1999 para o contexto tupiniquim.

Nós temos o treinador idealista e que ama o jogo, Tony D'Amato (vivido maravilhosamente bem por Al Pacino), a dirigente apaixonada pelo dinheiro, Christina Pagniacci (Cameron Diaz), o famoso ex-atleta em atividade que tenta dar a volta por cima, Jack Rooney (Dennis Quaid) e o novo talento, ainda rebelde e petulante, William Beaman (Jamie Foxx). Essas quatro figuras centrais se movimentam num roteiro de idas e vindas, onde a história não é mais importante do que o tema e o enfoque. O diretor Oliver Stone é o especialista hollywoodiano para filmes polêmicos. Portanto, todo contexto trabalhado possui o centro na forma pouco escrupulosa como os “donos do jogo” tratam os times, os jogadoes e a torcida.

- É uma derrota terrível, Tony. Agora entendo porque embriagava a minha mãe para ver os jogos de futebol.
- Este tipo de jogo me faz querer saltar de uma janela. Pode ver isto um bilhão de vezes, Christina, mas num domingo qualquer..."Ou vence ou perde. A questão é: pode vencer ou perder como um homem?" Dizia o meu pai muitas vezes. Na verdade, eu disse isso. Mas nunca aguentava perder.
- E o Julian não resistiu na luta|pelo seu bônus das jardas.
- Culpe a mim, não ao Julian.|Essa decisão foi minha.
- Eu sei que foi, Tony. São quatro seguidas. Esta temporada é um desastre. Sem as finais, não há mais dinheiro das televisões. Está vendo isto? Eles querem a sua cabeça.
- O seu pai iria rir deles. Este time é bom. Atacamos, vencemos. Pressionamos, vencemos. Penetramos, vencemos. Façam-o o mais duro que seja possível fazer! E sejam assim em tudo. Lutem até à morte.
- É disso que estou falando. Lutem até à morte. O meu pai dizia: “Não há intensidade,  não há vitória. " Onde raios está a sua intensidade, Tony?! Há quatro anos ganhamos|a Taça Pantheon! Eu estava lá, lembra-se?| Agora, oque nós somos? Somos um time de segunda,|a verdade é essa.

O fenômeno do futebol americano nos Estado Unidos pode ser medido pelo valor de um comercial no Superbowl, como é conhecida a final entre os dois melhores times da temporada. Acontece que por mais negócios que existam dentro de um esporte que atingiu o ápice do profissionalismo, sempre haverá um embate com os apaixonados. No meio da batalha técnica que o filme mostra – o time do técnico Tony D`Amato enfrente uma crise sem precedentes – existe uma batalha entre o olhar apaixonado, do próprio treinador D`Amato e o olhar frio e calculista dos lucros, protagonizado pela antagonista do treinador, a administradora do time, Christina Pagniacci.

Sentimos até falta de ar com as cenas das partidas. Câmera nervosa, seguindo a bola e a movimentação dos jogadores. Temos a autêntica e genuína sensação de participar dos jogos. Se você não entende nada de futebol americano, não ligue. O filme fala sobre paixão e razão. Superação e perecimento. Os temas, como vemos, são universais. A frase lapidar da produção é dita por Tony D`Amato: “num domingo qualquer ou você vence ou você perde”, a questão central é como você faz isso? A experiência pode ser ampliada para outras áreas da vida. Ganhar ou perder faz realmente parte de tudo que nos cerca, digerir a derrota ou a vitória é que são elas. Durante as duas horas e meia de filmes, a gente acaba aprendendo a perder e, principalmente, a ganhar.
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Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER