Tweetar
| filme 68 | JURASSIC PARK - O PARQUE DOS DINOSSAUROS
Uma cena que entrou para a história do cinema!
Não é mentira! A primeira vez que vi Jurassic Park, no extino Cinema Icaraí (saudosos tempos dos cinemas de rua), tive calafrios durante toda a projeção. É um filme genuíno do gênio americano chamado Steven Spielberg. Em que pese a franquia não ter conseguido manter o folego, o primeiro dos filmes, este Jurassic Park, merece todos os aplausos.
John Hammond é um bilionário que sem ter o que fazer resolver recriar o mundo perdido dos dinossauros. Após um acidente com um operário, investidores exigem e o dono do parque resolve chamar expecialistas no tema para que eles confiram se existe realmente segurança no local. São chamados o matemático Dr. Ian Malcolm (Jeff Goldblum – ótimo!), o paleontólogo Dr. Alan Grant (Sam Neill) e a paleobotânica Dra. Ellie Sattler (Laura Dern). Também estão no parque os netos do bilionário: Tim (Joseph Mazzello) e Lex Murphy (Ariana Richards).
Nem é necessário dizer que tudo sai errado. O parque não é nem um pouco seguro, a natureza se encarrega de colocar os pingos nos “is” e ainda presenciamos um caso de traição coorporativa.
Nada disso importa tanto quanto o desbunde que são os efeitos especiais. O filme foi lançado em 1993 e até hoje não parece tão velho. É um marco da inserção de imagens digitalizadas dentro do contexto da sinopse. Sabemos que os efeitos estão lá, mas a ficção é tão bem feita que a gente acha que realmente existem dinossauros amestrados que foram usados nas filmagens. O ritmo de suspense faz com que a gente lembre dos melhores momentos de Spielberg em Tubarão. Não é exagero. A trilha sonora de John Williams dá o ritmo necessário para que o nosso pânico aumente em cada cena.
Lembro que, durante meu primeiro contato com o filme, o Cinema Icaraí estava inaugurando um sistema de som 360 graus. A situação no cinema era a seguinte: barulhos de dinossauros por todos os lados. Uma das caixas de som emitia o barulho do Velociraptor. Levemente assustador. Sem maiores mensagens importantes, Jurassic Park é uma obra-prima do famoso cinemão americano. O responsável por uma tarde de grandes sustos no cinema. Inesquecível.