banner

| filme 81 | HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE

Até que ponto a dor é aturável na busca de um objetivo?

Não bastasse todo o perigo que o nosso protagonista correu no filme anterior, o sexto da franquia traz, logo de cara, o tom que será regente durante toda a sua exibição. Nas primeiras cenas, Harry Potter não aparece tanto, ficando o destaque por conta dos personagens do mal, liderados por Lord Voldemort. E como já era de se esperar, o tema de que eles tratam é um só: como matar Harry. Sabendo que o garoto vai estar desprotegido em algum momento das férias de verão, os Comensais da Morte tentam articular um plano para aniquilá-lo de vez. O início do filme é também marcado pela visita que Harry faz juntamente a Dumbledore à casa onde está escondido Slugohrn, que se tornaria então, sob pedido dos dois, professor de Poções em Hogwarts.





No início do ano letivo, Harry descobre não ter o material necessário para estudar para as aulas de Poções. Pega então um livro emprestado da coleção que há na sala. O livro, porém, está todo anotado e marcado com dicas interessantes, que Harry resolve seguir. E assim o garoto se torna um fenômeno, conseguindo resolver os mais difíceis desafios. O livro, como Potter descobre depois, contém uma assinatura do dono, que se identifica como “Príncipe Mestiço” – apelido que dá nome ao filme em inglês. Essa posse será o que dará início a muitas descobertas durante o ano na escola e, evidentemente, será desencadeadora de fatos pra lá de misteriosos. O lado negro da força está mais forte do que nunca. Com a morte de Sirius Black, a Ordem da Fênix está abalada e os perigos estão cada vez mais próximos. Pactos e combinados, mil planos, táticas, juramentos de morte e muita magia negra circulam quem está próximo do Príncipe das Trevas. Harry escapa, mais uma vez, após lutas incessantes e muita determinação em viver. Mas não são todos os personagens que chegarão ao final. A morte volta a protagonizar, sendo, dessa vez, extremamente dolorosa e irreparável. O maior desafio dos bruxinhos, desta vez, é superar.

O filme, recheado de detalhes, traz também uma nova fase de amadurecimento. Harry Potter começa a namorar Gina Weasley, a ruivinha irmã de Rony, o melhor amigo de Harry. Rony, por sua vez, se envolve com Lilá Brown, o que desperta ciúmes doentios na amiga Hermione Granger. O time de quadribol vai bem, com Harry na sua destacada posição de apanhador do time, enquanto Rony desempenha, surpreendentemente bem, a função de goleiro. O início da busca pelas Horcruxes (pedaços da alma de Voldemort) e os desafios de ordem mais subjetiva – psicológicos, mais precisamente – são os elementos que compõem mais um sucesso da franquia.

O mais sombrio de todos os filmes da saga. Assim “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” é definido. Inspirado no livro “Harry Potter and The Half-Blood Prince”, de J.K. Rowling, a produção cinematográfica não poderia ter um tom menos do que amedrontador. A película, de 153 minutos, foi produzida no ano de 2009 e dirigida por David Yates. O elenco se mantém o mesmo desde o primeiro filme (com exceção para Richard Harris que, por razão de seu falecimento foi substituído – à altura – por Michael Gambon, no papel de Dumbledore, desde o terceiro filme). O filme foi indicado a muitos prêmios importantes, dentre eles ao BAFTA, ao Grammy Awards, ao MTV Movie Awards, ao Scream Awards, ao Teen Choice Awards e ao Oscar, dentre outros. Mesmo não tendo vencido em nenhuma categoria de destaque, o filme se consolidou como uma das grandes bilheterias que a série abocanhou.

A ansiedade pelo fechamento da série, que se dará em dois filmes, é cada vez maior. Quantos mistérios mais surgirão? Como serão resolvidos os que já existem? Quem conseguirá sobreviver a tantos perigos? 
Compartilhe:
Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER