banner

| filme 88 | A ROCHA

90 – a década dos grandes filmes de ação!

“Os fracassados se orgulham de fazer o que podem, os vencedores vão para casa comer a rainha do baile" Mason.

Os anos 90 foram marcantes para o cinema de ação. Sucessivos filmes, estrelados por grandes estrelas de Hollywood, reeditaram os áureos tempos dos filmes de ação, principalmente na década de 70, onde podemos incluir obras memoráveis como "Operação França" (1971), 'Shaft '(1971), 'Dirty Harry' (1971), entre outros.



Na década de 90, portanto, tivemos filmes sensacionais como Caçada ao Outubro Vermelho (com Sean Connery), ou ConAir e A Outra Face (ambos com Nicholas Cage). A Rocha reúne, então, dois dos grandes astros dos filmes de ação da leva que sacudiu Hollywood na última década do século passado. Michael Bay, o diretor do filme, viria a ser, na primeira década do novo século, o cara por trás da franquia Transformers. Além de ser o diretor de filmes muito conhecidos como Bad Boys e Armageddon.

O elenco de A Rocha é extenso. Além de Nicholas e Sean, estão presentes Ed Harris, John Spencer e David Morse. Todos contracenam uns com os outros, em cenas de tirar o folego. O enredo é pra lá de batido, o que não elimina uma característica notável nos filmes de ação: a excelente carcterização dos anti-heróis. Aqui, é Sean Connery quem rouba a cena. Ele faz um ex espião inglês que é preso pela inteligência americana e jogado em Alcatraz (a temida e mítica prisão), apenas porque sabe todos os grandes segredos do séculos XXI. Acontece que a prisão foi tomada por um grupo de fuzileiros navais do Estados Unidos. Em busca de reconhecimento, o grupo encabeçado pelo general Francis X. Hummel (Ed Harris) invade a prisão e faz 81 reféns. Eles cobram 100 milhões de dólares do governo americano (grande parte para repassar aos familiares de soldados mortos em combate) e caso não recebam a quantia ameaçam explodir 3 bombas químicas na cidade de São Francisco.

O FBI reúne, então, seus melhores homens. E manda trazer aquele que conhece a prisão com a palma de sua mão, Sean Patrick Mason (Sean Connery). Ele será o responsável por fazer a equipe entrar na prisão e render os insubordinaos. Para desarmar as bombas o FBI convoca o Dr. Stanley Goodspeed (Nicholas Cage), um especialista em armas químicas sem a mínima experiências em situações de combate. Não custa dizer que a incursão é um fracasso, todos morrem, exceto Mason e Goodspeed. O que vemos na sequência são cenas muito boas, com Sean Connery desfilando uma elegância ímpar no meio do caos instalado na prisão. Cheio de frases de efeito e muita lição de moral (daquelas repletas de cinismo), ele brinca com o pânico de todos a sua volta. O filme inteiro é recheado de frases marcantes, de autoria do grande Mason “Connery”.


"Fui treinado pelos melhores: a inteligência britânica, mas preferia ter sido poeta ou fazendeiro" Mason.


“O patriotismo é a virtude dos selvagens, de acordo com Oscar Wilde" Mason.

Não é todo filme de ação que me apetece. Basicamente, para ganhar meu olhar atento, ele precisa ter: uma dupla de astros de primeira linha, um roteiro com cenas de morte elaboradas, um anti-herói cheio de humor e boas falas, além, é claro, de qualidade técnica. A Rocha tem absolutamente tudo isso. O filme foi exibido hoje em HD, pela TNT. Será exibido novamente as 06:00 (TNT normal e TNT HD) da manhã de hoje. Para quem pode gravar, fica a dica.
Compartilhe:
Renata Jamús
É uma apaixonada por cinema. Foi mestre em "discursos do Oscar" na infância. Teve três ou quatro muito bons, que eram constantemente lidos para os pais babões de plantão. Os mitos hollywodianos eram como amigos da rua. Habitavam sua casa, desde sempre. | COLEÇÃO DE FILMES | FACEBOOK | TWITTER